O que é o Book Gang?

Clube do livro digital criado pela escritora Helena Magalhães onde, todos os meses, são lançadas várias sugestões de leitura para a comunidade ler em conjunto. Compra os livros na loja do Book Gang, recebe em casa e lê. E repete, claro. 

NÓS ESCOLHEMOS

Todos os meses escolhemos as melhores leituras - na nossa opinião - entre novidades e oldies.

1.

1.

ACS_3204.jpg
E ENVIAMOS!

E podes (e deves) comprar os livros do mês ao Book Gang. Criámos uma livraria online (só nos falta servir um cafezinho)! 

2.

2.

TU LÊS

Sem pressão. Lê se as nossas escolhas te agradarem. Mas experimenta e junta-te ao nosso clube do livro digital.

3.

3.

IMG_2303.JPG.jpg
E REPETES!

Nunca te vamos deixar sem boas sugestões. Todos os meses são meses de ler.

4.

4.

História

Em Janeiro de 2019, a Helena criou o Book Gang para juntar, num único espaço, as suas sugestões de leitura que já vinha a fazer na sua conta pessoal desde 2017. Logo nesse mês, a Helena lançou o desafio de se ler em conjunto A Grande Solidão de Kristin Hannah e o sucesso foi imediato com o livro a tornar-se viral no Instagram. A partir daí, a ideia de clube do livro digital solidificou-se. Mês após mês, cada vez mais leitores se foram juntando. Objectivo? Ler em conjunto, descobrir boas sugestões de leitura, estar a par das melhores novidades e um entusiasmo colectivo e sentimento de comunidade.

Ao longo dos meses, muitos dos livros sugeridos pela Helena começaram a esgotar. Durante a Feira do Livro de 2019, houve uma verdadeira "caça" aos livros que a Helena tinha sugerido e a credibilidade do selo "Book Gang" solidificou-se. Apenas graças ao passa-a-palavra.

Com o objectivo de tornar o conceito de clube de livro uma subscrição mensal e rotineira, o Book Gang lançou um teste de venda online em Novembro de 2019. Em três dias, mais de uma centena de livros da sugestão desse mês foram vendidos. O Book Gang inaugurou, assim, a sua loja online para vender as sugestões de leitura da Helena e tornar ainda mais personalizada esta curadoria literária digital.

Em Maio de 2020, o Book Gang lançou a sua box de subscrição mensal onde os leitores recebem em casa os livros do mês para ler - de forma rápida, simples e rotineira. A par dessa box mensal, todos os restantes livros continuarão na loja online que irá disponibilizar as sugestões que a Helena fez entre 2017 e 2020.

O Book Gang na Imprensa

IMG_0277.JPG

Os leitores de hoje estão no digital e a literatura em Portugal tem de se adaptar a esta nova forma de comunicar e vender livros. O fraco incentivo à leitura, a falta de representação dos livros nos media e redes sociais e o tabu em torno da literatura actual levaram à crise literária que se vive em Portugal. Se pensarmos que os hábitos de consumo de hoje giram em torno da curadoria e da relação emocional com as marcas, o Book Gang veio aproximar o leitor digital da literatura, criando um sentimento de confiança nas sugestões e de comunidade que salta do digital para a vida real. Dizem-me muitas vezes que não liam um livro há anos porque não se sentiam motivadas para a literatura. Eu quero que todas pessoas, com um click, recebam em casa um livro para ler todos os meses. E que a leitura se torne uma rotina e um prazer nas suas vidas.

 

Helena Magalhães, fundadora do Book Gang