O que é o Book Gang?

Clube do livro digital criado pela escritora Helena Magalhães onde, todos os meses, são lançadas várias sugestões de leitura para a comunidade ler em conjunto. Compra os livros na loja do Book Gang, recebe em casa e lê. E repete, claro. 

1.

2.

3.

IMG_4510.JPG

4.

História

Em Janeiro de 2019, a Helena criou o Book Gang para juntar, num único espaço, as suas sugestões de leitura que já vinha a fazer na sua conta pessoal desde 2017. Logo nesse mês, a Helena lançou o desafio de se ler em conjunto A Grande Solidão de Kristin Hannah e o sucesso foi imediato com o livro a tornar-se viral no Instagram. A partir daí, a ideia de clube do livro digital solidificou-se. Mês após mês, cada vez mais leitores se foram juntando. Objectivo? Ler em conjunto, descobrir boas sugestões de leitura, estar a par das melhores novidades e um entusiasmo colectivo e sentimento de comunidade.

Ao longo dos meses, muitos dos livros sugeridos pela Helena começaram a esgotar. Durante a Feira do Livro de 2019, houve uma verdadeira "caça" aos livros que a Helena tinha sugerido e a credibilidade do selo "Book Gang" solidificou-se. Apenas graças ao passa-a-palavra.

Com o objectivo de tornar o conceito de clube de livro uma subscrição mensal e rotineira, o Book Gang lançou um teste de venda online em Novembro de 2019. Em três dias, mais de uma centena de livros da sugestão desse mês foram vendidos. O Book Gang inaugurou, assim, a sua loja online para vender as sugestões de leitura da Helena e tornar ainda mais personalizada esta curadoria literária digital.

Em Maio de 2020, o Book Gang lançou a sua box de subscrição mensal onde os leitores recebem em casa os livros do mês para ler - de forma rápida, simples e rotineira. A par dessa box mensal, todos os restantes livros continuarão na loja online que irá disponibilizar as sugestões que a Helena fez entre 2017 e 2020.

O Book Gang na Imprensa

Os leitores de hoje estão no digital e a literatura em Portugal tem de se adaptar a esta nova forma de comunicar e vender livros. O fraco incentivo à leitura, a falta de representação dos livros nos media e redes sociais e o tabu em torno da literatura actual levaram à crise literária que se vive em Portugal. Se pensarmos que os hábitos de consumo de hoje giram em torno da curadoria e da relação emocional com as marcas, o Book Gang veio aproximar o leitor digital da literatura, criando um sentimento de confiança nas sugestões e de comunidade que salta do digital para a vida real. Dizem-me muitas vezes que não liam um livro há anos porque não se sentiam motivadas para a literatura. Eu quero que todas pessoas, com um click, recebam em casa um livro para ler todos os meses. E que a leitura se torne uma rotina e um prazer nas suas vidas.

 

Helena Magalhães, fundadora do Book Gang

Tens uma dica?

Queres sugerir um livro?

©2019 criado por Book Gang. Todos os dias são dias de ler.

0