Buscar

8 das melhores séries baseadas em livros

O Livro é melhor. Claro, nós sabemos. Mas há séries baseadas em grandes paixões literárias a que têm de dar uma oportunidade.


Se já li o livro, tenho quase a certeza absoluta que vou odiar o filme. Porque me vai desiludir, porque as personagens vão ser diferentes daquilo que imaginei, porque vão mudar algumas partes do livro e, bem, um leitor vai sempre odiar o filme. Mas há excepções. Amei o filme As Vantagens de Ser Invisível e, posteriormente, foi o livro que me desiludiu. Achei que tinha funcionado muito melhor em filme. Mas com as séries, a coisa costuma funcionar melhor porque o livro não tem de estar condicionado em 90 minutos e as personagens, as suas personalidades e as suas histórias podem ser exploradas em longos e maravilhosos episódios.


Com a chegada de um novo ano, novas séries estão a caminho e - hip hip hurra - algumas têm tudo para ser muito boas. E companhias perfeitas para as noites de frio dos próximos meses.


Para vosso prazer literário e televisivo, reunimos algumas séries maravilha que, se ainda não viram, têm mesmo de ver e aquela que mais anseio ver.


O tempo Entre Costuras

Das melhores seríes espanholas! Conta a história da Sira Quiroga, uma costureira que se torna espia para os ingleses. O livro é fascinante, foi um dos melhores que li em 2018 e a série, tão fiel e bem feita, é uma viagem até aos cenários exóticos de Tânger. Alguns episódios foram filmados em Lisboa e conta com alguns actores nacionais. Podem ver na Netflix.


You

Não li os livros, confesso. Mas a série é estranhamente deliciosa. Acabei esta semana de ver a segunda temporada (que estreou agora) e achei muito melhor que a primeira. A personagem da Beck (aqui na fotografia) não me fascinou muito. Mas esta segunda - com a Love, o Forty, a Ellie e a Dalilah - explora mais histórias e arrebatou-me. Acabei de ver de madrugada porque simplesmente não conseguia parar. O psycho Joe é confrontado com alguém igual a ele. Podem ver na Netflix.


A Noite de Todas as Almas

Li este livro há uns anos e, embora não seja muito fã de fantasia, arrebatou-me. E depois descobri que é uma trilogia mas infelizmente saiu de circulação em Portugal (enquanto escrevia isto foi investigar e, afinal, o livro 2 já está novamente em stock). Mas foi adaptada para série e a primeira temporada (que corresponde ao primeiro livro) já está na HBO. Vi a série no início de 2019 e já só quero que chegue ASAP a nova temporada. É uma viagem pelo mundo secreto de Oxford, de bruxas e vampiros. A série está fenomenal, até porque o Matthew Clairmont (o vampiro) é o meu eterno crush televisivo, Matthew Goode.


A Amiga Genial

Eu sei que este fenómeno literário passou ao lado de muita gente. Acho que, ou se ama, ou se odeia. Eu amei. E ainda vou no terceiro. Mas entendo que o primeiro seja o mais difícil de ler porque acompanha o período da infância da Lila e da Lenu que pode ser bastante chato de se ler. Mas saltando essa maior dificuldade em entrar na história - que é lenta e detalhada, com poucos diálogos - a narrativa torna-se eletrizante. E a série - meu Deus, que série - está mágica, fiel ao imaginário do livro e com uma produção brilhante. Podem ver na HBO.


Anne With an E

Falei esta semana desta série porque a Elisa e a Sofia, duas book gangsters, estão a fazer nas suas redes um desafio em conjunto de ler clássicos. E este mês estão a incentivar à leitura de Jane Eyre e Anne from Green Gables - a tradução em português é estranha. Eu nunca li o livro (mas quero) mas vi a série que é fabulosa. Está a correr pelo mundo uma grande polémica porque, após a terceira temporada (que saiu agora), a série foi cancelada contra a vontade dos fãs. Muitas figuras públicas também já vieram a público batalhar pela sua continuação. Vou agora começar a ver esta temporada. Podem ver na Netflix.


Pequenas Grandes Mentiras

Da rainha de Hollywood, Reese Witherspoon, já só se esperam coisas boas. E esta série é a prova disso. Li o livro entre a primeira e a segunda temporada e, apesar de já saber a história, fiquei fã da Liane Moriarty. Posteriormente lemos o Dez Anos Depois (que também gostei bastante) e quero ler os outros da autora. Mas a série é de outro mundo. Devorei a segunda temporada, episódio atrás de episódio. É extraordinária a forma como, pós-livro, a narrativa foi continuada e apaixonamo-nos ainda mais por este grupo de mulheres. Anseio pela terceira temporada. Podem ver na HBO.


Chamavam-lhe Grace

Li o livro no ano passado e, por ter gostando tanto, tive sempre medo de ver a série e fui deixando arrastar. Mas no Natal acabei por começar a ver - que é bastante pequena, acho que são só 6 episódios - e arrependi-me de não ter visto mais cedo. Eu gosto sempre de ver a forma como os cenários são criados e transportados da nossa imaginação para a televisão. Mas aqui todo o efeito visual do livro está notável. As personagens da Grace e da Nancy estão tão bem caracterizadas que conseguia mesmo imaginá-las assim. Têm obrigatoriamente de ver. Na Netflix.


Pequenos Fogos em Todo o Lado

E por último, mais uma pela rainha de Hollywood - a série do nosso livro de Fevereiro de 2019 está mesmo aí. Infelizmente, ainda não se sabe quando chegará a Portugal. Mas é das séries que mais anseio ver este ano.

Tens uma dica?

Queres sugerir um livro?

©2019 criado por Book Gang. Todos os dias são dias de ler.

0